Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade | Blog Wyden

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Quem está pensando em entrar na faculdade e fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), poderá usar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior, em universidades públicas e privadas de todo o país. Se você fez o último Enem, existem quatro possibilidades para ingressar no ensino superior utilizando o desempenho no exame e, na maioria delas, nem é preciso fazer provas do Vestibular. Continue a leitura e descubra!

Para que serve o Enem?

O Enem é um exame aplicado anualmente aos estudantes do ensino médio brasileiro. Ele tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no país, bem como identificar os melhores estudantes para acesso ao ensino superior. Além disso, o Enem é usado como critério de seleção para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é o sistema de seleção de estudantes para acesso às vagas de graduação das universidades públicas brasileiras. O resultado do Enem também pode ser usado como forma de obter bolsas de estudo e financiamentos acadêmicos. Por isso, o Enem é considerado uma das principais ferramentas para o acesso à educação superior no Brasil.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Listamos abaixo algumas possibilidades sobre como usar a nota do Enem para o ingresso na faculdade. Veja:

Usando o Enem no SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Governo Federal que classifica os estudantes para as vagas nas universidades públicas de acordo com as notas que tiraram no Enem. A pontuação mínima é determinada pela faculdade, então pode variar. Mas você não pode ter zerado a redação! Além disso, quanto maior for sua nota, maiores são suas chances de conseguir entrar em alguma instituição pública.​

Usando o ProUni

Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) é usado para quem deseja entrar em uma faculdade particular e precisa de uma ajudinha para pagar. Com esse programa é possível conseguir uma bolsa de estudos que pode ser parcial (50%) ou total (100%). Você precisa da nota do Enem para concorrer ao ProUni. Você precisa ter tirado, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e não pode ter zerado na redação. Lembrando que o ProUni é oferecido para quem tem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

Usando o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo para que você possa conseguir financiamento com juros baixos. Além disso, parte do pagamento fica só para depois que você se formar. Para esse programa também é necessário que você tenha feito no mínimo 450 pontos na prova do Enem e ter tirado mais do que zero na redação

Complementar ou substituta a nota do vestibular

Algumas instituições de ensino superior aceitam o desempenho no Enem como complemento da pontuação do vestibular tradicional. O estudante precisa fazer as duas provas, do Enem e do Vestibular. A pontuação final é considerada pelo desempenho obtido nos dois exames. Dessa forma, a nota do Enem ajuda a melhorar o desempenho do aluno no vestibular, pois o cálculo final não costuma prejudicar o estudante que não tenha obtido um bom resultado nas provas do Enem.

Além da forma complementar ao vestibular, algumas faculdades, principalmente as particulares, aceitam utilizar a nota do Enem como forma de ingresso direta, sem necessidade de fazer uma prova extra. Dependendo da disponibilidade de vagas, algumas possuem uma nota de corte mínima e caso você tenha obtido uma nota maior no Enem, automaticamente já está aceito na instituição. 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios