Preocupação e Ansiedade são Comuns nesse Cenário e Acabam Afetando o Descanso Noturno
A pandemia e o isolamento social trouxeram diversas mudanças no dia a dia e consequentemente acabou desencadeando preocupação, tensão e ansiedade em grande parte da população. Tudo isso acaba afetando diretamente em nosso corpo como na qualidade do sono. Segundo dados divulgados pela revista Galileu e fornecidos pela Google, a busca pelo termo insônia no mês de abril teve um aumento significativo, cresceu em 130% a pesquisa por “remédios para insônia”.
Segundo a professora de psicologia do UniMetrocamp, Juliana Puglia, o sono tem um papel fundamental para o sistema imunológico e para a saúde emocional e fisiológica e por isso é muito importante adotar novos hábitos para que isso melhore. Para que as noites de sono sejam mais tranquilas ela separou 7 dicas que podem ser adotadas em sua rotina.
Defina horários para dormir e acordar
Criar hábitos regulares de sono é muito importante para que você tenha uma noite de qualidade e durma o tempo necessário, que pode variar entre 12 a 7 horas dependendo da idade.
Realize atividades tranquilas antes do horário de dormir
É preciso acalmar o corpo antes de dormir, procure desacelerar quando estiver próximo do horário de dormir, aproveite para ler um bom livro.
Limite o consumo de cafeína e substâncias estimulantes
Se você está com dificuldade para dormir é essencial que você evite ou diminua durante o dia o consumo de alimentos que possuem cafeína. Troque o café, o refrigerante e o energético por uma bebida mais leve, isso vai contribuir para seu descanso.
Coma refeições leves
Pelo menos 2hs antes do horário de dormir procure fazer refeições mais leves, saudáveis e que sejam de fácil digestão.
Diminua a exposição a telas
Pelo menos 1h antes de dormir procure ficar longe das telas do celular, computador ou televisão, a luz emitida pela tela interrompe a produção de melatonina e interfere no sono.
Utilize técnicas de relaxamento
Adotar novos hábitos como meditação, ioga e técnicas de respiração profunda ajudam a relaxar e diminuir o estresse através da conexão entre corpo e mente.
Sempre que possível, tome sol
O sol influencia na liberação da melatonina, hormônio responsável por regularizar o sono, portanto a falta dele acaba afetando diretamente no descanso noturno. Além disso,o sol é um importante fator para sincronizarmos nosso ritmo biológico, o corpo sabe que durante o dia é hora de ficar acordado e pela noite é hora de dormir.