Locais de prova vão abrir às 11h30, em vez de 12h (horário de Brasília) como era previsto inicialmente. Provas serão feitas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertos 30 minutos antes do previsto para evitar aglomerações, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Os horários do Enem são:
- Abertura dos portões: antes, 12h; agora será às 11h30 (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia (17/1): 19h
- Término das provas 2º dia (24/1): 18h30
Medidas de prevenção
Ass medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos, segundo o Inep.
Entre as medidas, estão:
- Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
- Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
- Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas
- Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila
- Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
- Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
- Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima
- Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame
É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar, já que a prova tem duração máxima de 5h30, quando há redação. No dia em que não há redação, o período máximo para fazer o exame é de 5h.